domingo, 18 de abril de 2010


Como se sabe , toda a região litoral é rica em vestígios arqueológicos, que testemunha diferentes passagens e sociedades aqui presentes desde os tempos pré históricos. Desde dolméns na zona de Melides, passando pelas ruínas Romanas de Tróia e Santiago do Cacém ( a tão afamada Miróbriga) passando pelo convento de Aracaeli em Alcácer do Sal e provavelmente muitos outros vestígios que por agora me esqueço. Também é sabido que muitos desses achados e desses locais históricos estão ao abandono ou em fraco desenvolvimento por falta de meios e/ou vontade de os aproveitar como foco cultural e turístico. Acho por isso importante ressalvar as iniciativas que se vão concretizando na defesa do nosso património histórico.
A Cripta arquelógica comemora 2 anos. Segundo o site da câmara:


"A cripta arqueológica é um surpreendente testemunho da ocupação humana, da Idade do Ferro até ao período medieval, percorrendo os períodos romano, visigótico e islâmico, reflectindo a memória do quotidiano dos povos que aqui viveram, num intrincado puzzle, com vários níveis de ocupação e diferentes cronologias.

As obras de instalação da pousada D. Afonso II no arruinado Convento de Aracaeli, na década de 90, puseram a descoberto importantes estruturas arqueológicas, enterradas sob este monumento. Para salvaguardar este achado, a zona escavada foi preservada, criando-se para o efeito um piso novo debaixo do antigo convento. A Cripta Arqueológica é pois uma galeria subterrânea, que se desenvolve num interessante e singular percurso de visita labiríntico, por entre as fundações do convento, e que tem entrada gratuita."

A não perder : A cripta Arqueológica comemora este domingo o segundo aniversário. Para assinalar a data o espaço vai estar aberto até às 20h e é também inaugurada a exposição A Faiança do Convento Aracaeli que pode ser vista até 31 de Maio, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Sem comentários: